sexta-feira, setembro 11

Tempo...


"Todas as coisas têm o seu tempo, e tudo o que existe debaixo dos céus tem a sua hora.


Há tempo para nascer, e tempo para morrer.

Tempo para plantar, e tempo para arrancar o que se plantou.

Tempo para matar, e tempo para dar vida.

Tempo para destruir, e tempo para edificar.

Tempo para chorar, e tempo para rir.

Tempo para se afligir, e tempo para dançar.

Tempo para espalhar pedras, e tempo para as ajuntar.

Tempo para dar abraços, e tempo para se afastar deles.

Tempo para adquirir, e tempo para perder.

Tempo para guardar, e tempo para atirar fora.

Tempo para rasgar, e tempo para coser.

Tempo para calar, e tempo para falar.

Tempo para amar, e tempo para odiar.

Tempo para a guerra, e tempo para a paz..."

Eclesiastes 3, 1-8


Será que sabemos distinguir todos estes tempos?? Vivemos tão sufocados com os nossos problemas que por vezes nem damos conta, de que existem pessoas à nossa volta a precisar de um tempinho de abraçar, ou mesmo aquelas pessoas que estão ao nosso lado diariamente, que precisam de um tempo para paz e nós o queremos mesmo é guerra...

Por vezes precisamos mesmo rasgar para poder voltar a coser... precisamos mesmo de perder para poder dar valor a tudo o que temos e a todas as pessoas que nos rodeiam que valem a pena... pois se desistimos de viver, de lutar por um tempo melhor a vida passa-nos ao lado... pura e simplesmente deixamos de viver para passar a sobreviver... por mais que nos custe perceber esta realidade, na sua maioria das vezes sobrevivemos e deixamos o que nos faz realmente felizes para segundo plano... deixamos de aproveitar tudo aquilo que nos faz ser melhores pessoas, tudo aquilo que nos faz por um sorriso na cara...

E vale a pena????

Vale a pena deixar o tempo de sorrir pelo tempo de chorar??

Vale a pena trocar o tempo de amar pelo tempo de odiar??

Vale a pena largar tudo aquilo em que se acredita apenas por aquilo em que os outros acreditam??

No outro dia lia uma passagem de um livro que contava a história de dois bombeiros que estavam numa floresta a tentar apagar um incêndio, quando conseguiram finalmente apagar o incêndio vêm os dois pra perto de um riacho. Um deles trás a cara cheia de fuligem e o outro tem a cara completamente limpa. Ao verem o riacho qual dos dois irá lavar a cara??

A maioria de nós pensa: bem, que pergunta mais parva, é claro que é o que tem a cara suja!!

Pois não poderiamos estar mais enganados...

Nós "somos" o reflexo daquilo que vemos nos outros... e o bombeiro que tinha a cara limpa ao ver o seu colega com a cara suja iria dirigir-se ao riacho para se lavar :)

Que tal deixar-mos de olhar o outro meramente como um reflexo e tentar-mos entender, compreender, perceber... até onde vai o tempo dessa mesma pessoa???

Em que tempo estou? Será que posso em vez de espalhar pedras na vida do outro, juntá-las? Será que em vez de destruir eu conseguirei edificar?? E em vez de matar?? Conseguirei dar vida??








Só tu saberás a resposta :)
E a vida são apenas dois dias...***

2 comentários:

Cecília Fernandes Vigário disse...

Sabe-nos bem o gosto da vitória, o gosto do alcançar, o gosto do conseguir. E parece que nos "enjoa" a felicidade conseguida, o prazer obtido, o sorriso sincero... e sabes porque? Porque achamos sempre que não podemos estar tão bem assim, que não é lógico tanto bem para nós. Achamos sempre que estarmos muito bem antecede algo de muito mau. E esse é o nosso maior erro... porque nos preocupamos com o que ainda não existe e simplesmente perdemos o que tinhamos!

Sabes que te digo? Somos humanos egoístas, medrosos e imaturos... Com o tempo iremos aprender a agir diferente *

Entendo-te e sei que o facto de pensares neste assunto te fará mudar, um pouco que seja, o que está mal :D *

luv u*

Cátia disse...

Tempo?!?!?

Acho que esta palavra já me provoca voltas no estomago....:P

Parece que falta tanto tempo pa sermos TSA (fracas para alguns, um máximo para outros)e ao mesmo tempo não temos "tempo" para fazer as coisas direitinhas!!


É certo que nem sempre aproveitamos o bom, pensamos não ter direito a essa felicidade, a essa tranquilidade....mas sabes que depois de uma serra está um vale :P e é tempo de apreciares tudo isso!! :P

Eu estarei aqui... a ver-te sorrir cada dia, a ver-te começar a desfazer as tuas próprias barreiras, a ver-te desafiar a Vida! Eu acredito que és capaz!! :)


E venha o tal tempo de "férias"... só nossas ahahah com direito a reiniciar o sistema umas quantas vezes por dia ahahah o norte que nos aguarde....mochila às costas e sigaaaaaaaaaa!!!