quarta-feira, fevereiro 3

:| procrastinadora??

Depois de uma noite muito pouco dormida…é hora de acordar, pôr um sorriso na cara e o ânimo para cima…ainda bem que há dias assim :)

Um dia cheio de coisas boas desde o facto de fazer algo à muito procrastinado, à companhia, mesmo que por pouco tempo, até ao simples facto de trabalhar de forma leve…

No meio de tudo isto pego numa revista para ler e eis que me deparo com “A álgebra da desgraça” lol

Um senhorzinho psicólogo, Piers Steel, desenvolveu uma fórmula para medir o nível de procrastinação (adiar uma acção) de uma pessoa, ou seja é como se conseguíssemos quantificar uma acção nossa…ou a falta dela lol…

Então que é que este grande génio pensou, criar uma teoria (Teoria da Motivação Temporal), tendo por base uma equação que nos dissesse o quão procrastinadores nós somos.


 


E = Êxito, possibilidade de sucesso;
V = Valor, prazer de obter um sucesso;
I = Insensibilidade, tendência que temos para adiar uma obrigação;
R = Atraso, tempo entre o término de uma acção e a recompensa da mesma;
U = Utilidade.

Esta equação mostra a vontade de terminar uma tarefa, quanto maior o valor de U, mais vontade temos de a terminar. Mesmo que essa acção seja ingrata, ao pensar no lucro ou prazer que temos ao terminar, mais depressa a terminamos.

Como sou curiosa, e já devem ter percebido isso, fui tentar perceber qual o meu grau de procrastinação…

E tal não é o meu espanto que descubro que:

Sou uma procrastinadora compulsiva LOLOL

Já diria Mark Twain, “não faças amanhã o que podes fazer depois de amanhã!” XD
Embora eu até trabalhe e até gosto de trabalhar e ter muita coisa para fazer, no fundo no fundo eu deixo sempre chegar até à última hora, sentir aquele pânico, aquele stress, por mais que eu tenha um prazo enorme para o que quer que seja, eu faço no fim do tempo já, por isso é que estabeleço prazos curtos, não adianta perder tempo com prazos longos se o trabalho sai no fim. XD

Por mais que eu pense, “para a próxima é diferente”, eu volto a bater na mesma tecla…

Já agora há praí mais alguém procrastinador?

Sem comentários: