quinta-feira, março 21

Todos os pais deviam ser assim

O meu pai tem um ar de sábio. Faz-me rir de duas coisas apenas de tudo e de nada. Ouve o que eu quero dizer e entende. Ele é sincero. Faz sempre um croqui antes de executar um projecto, e começa imensos projectos depois de fazer os croquis. Ele também deixa pelo menos metade dos projectos em stand-by. É um homem honesto. Come coisas saudáveis e não acha muita piada a comida de "plástico". Pensa sempre nos outros em primeiro lugar, e só depois é que pensa nele próprio. Adora grelos escorridos com bacalhau e adora roubar comida do meu prato. Ele tem o dobro da minha idade mas quando está comigo parecemos ter a mesma. É o meu porto de abrigo, o meu contraforte. Quando ralha comigo tem sempre razão o raio do homem, e isso chateia imenso. Quando ajuda, ajuda de coração. Gosta de ver o José Hermano Saraiva e ainda diz que lhe acha graça. Gosta de ver os jogos sem fronteiras e ralha quando quer ouvir o telejornal e nós não deixamos. O meu pai diz que só morre quando terminar tudo o que tem pra fazer. Diz qe tem três filhas em casa e que só duas delas é que são dele. É teimoso que nem uma besta, mas um teimoso nunca ateima sozinho. É um ser inteligente e curioso com tudo o que possa ser saber. Com a quarta classe sabe mais da geografia de Portugal do que eu que tenho um curso superior. Goza comigo quando digo calinadas, sai-se sempre com: "dás cada pontapé na gramática que dás cabo do saco da escola". Todos os domingos me pergunta se eu já fui à doutrina, vezes e vezes sem conta. Esteve presente em todas as festas da catequese, baptismo, 1ª comunhão, 2ª comunhão, crisma, festa da palavra... Liga-me quando tem saudades minhas e adora receber um telefonema inesperado quando se mete em apuros. O meu pai tem bigode e usa óculos. Tem opinião formada sobre tudo. E diz embirro-birro e "emitir" em vez de "imitar". Gosta de inventar, e adora ficar no café até às tantas à conversa depois de dizer que demora pouco!

Isto é o meu pai, porquê um "é" e não um "foi" ou um "era" isso é simples, é porque continua a ser sempre um "é", e sempre será!

Porque todos os dias deveriam ser dias do pai e da mãe e de todos os que amamos.

4 comentários:

Cecília Fernandes Vigário disse...

Nunca vai deixar de ser teu pai! :) Gosti princesa... *

Anónimo disse...

Gostei de ler! Fizeste-me pensar sobre o meu... e sobre mim...
Há quanto tempo escreveste este texto? Só por curiosidade. É que cheira a novo... É bom guardar as memorias bem perto de nós e muito frescas fazem-nos muito bem.

kiss kiss

Néua disse...

Yap Tinkerbell*** :P

Sim escrevi à pouco tempo mesmo, tens razão é bom guardar as memórias, principalmente quando não podemos ter muito mais... já agora, gostava que assinasses o teu comentário ;)

Anónimo disse...

Sou só alguem que vai passando... E que te conhece. Gosto de ir lendo o que escreves, fazes-me sentir bem.
Continua.

beijnho